quinta-feira, 14 de abril de 2022

Alice no País das Pesquisas Eleitorais, ou, Branca de Neve e os Sete Institutos de Pesquisas

Em meados do ano passado, discutindo com amigos, entre uma cerveja e outra, eu disse que o Bolsonaro seria reeleito no primeiro turno das eleições de 22. Nossa ! Pra quê ? Fui "linchado" verbalmente. Meus amigos estavam, todos, bem informados pela imprensa: o Bolsonaro era tosco, mal criado, não gostava disso, não gostava daquilo, cortara isso, impedira aquilo, era anti vacina, anti isso, anti aquilo...

Entretanto, o fator preponderante em suas argumentações (dos meus amigos) eram as pesquisas eleitorais realizadas pelos mais renomados institutos de pesquisas do país: 1600, 1800, 2000 pessoas ouvidas "em segredo", na calada da noite, em milhares de municípios brasileiros, davam conta de que o Lula ganharia ANTES do primeiro turno; tinha 150% das intenções de voto.

Claro que deixei esse assunto pra lá, muito mais importante do que discutir sobre Lula/Bolsonaro era tomar cerveja com meus amigos. Mudamos de assunto e continuamos unidos.

Pois bem ! De lá para cá, os 150% do Lula, contra os - 50%  de Bolsonaro começaram a se transformar. Inventaram uma terceira via, que achavam que seria o Moro. Só que aí começou a brotar candidatos, dizendo-se terceira via.

Hoje, pra variar, temos:  Lula, Bolsonaro, Ciro (sempre o Ciro) e o resto, da terceira à vigésima via.

Os institutos de pesquisas ? Ah ! Esses continuam ouvindo "eleitores" nos mais longínquos rincões do Brasil. Lula continua na frente, Bolsonaro atrás: 150/-50, 100/0, 95/5, 80/20, 60/25 (15 começaram a distribuir pra "rapa"), 50/20, 45/35, 40/35...

Eu só aplaudo,



Nenhum comentário:

Postar um comentário